quinta-feira, 18 de março de 2010

Nações satisfatoriamente empatadas

A torcida celeste ontem presenciou um espetáculo. Em campo duas nações, a seleção da África do Sul e a seleção da China Azul. Nas arquibancadas, um mar celeste. apesar dos 13 mil ingressos vendidos, os sócios torcedores marcaram presença, provavelmente havia uns 30 a 40 mil torcedores no estádio. O que eu achei pouco. O ingresso estava barato, abaixo do preço de mercado. Eu, como bom brasiliense que sou, estava no Chico Mineiro, junto com mais umas 40 pessoas, o que também achei pouco comparado ao ex-clássico regional, em que mal tem lugares para sentar.
O jogo foi muito atravancado, o estilo Parreira de jogo é muito chato. Pode até ganhar jogos, mas definitivamente não é nada agradável. Uma seleção de defensores marcava muito bem o nosso jogo de velocidade. Quando a bola ía por cima, jogada que devíamos ter explorado mais, Khune era o destaque, goleiro bom esse.
No primeiro tempo foi priorizado o time titular. jogadas inteligentes partiam do pé de Roger, Jonathan e Diego Renan, mas todos jogaram idividualmente bem. No segundo tempo, quando entrou o dinamismo de Bernardo, saiu a experiência do Roger e quando entrou sangue novo com Eliandro, saiu o matador de área Kléber. Substituições que eu achei erradas.
Magalhães entrou bem, Marcos entrou mal, como sempre. É a única crítica ao sistema defensivo azul.

Conclusões do jogo:
Muitos passes errados marcaram a nossa posse de bola, sinal da falta de entrosamento. Não sei que falta de entrosamento é essa. Esse time está jogando a um ano junto, entrosamento era para ser arma e não falha. Mas se está faltando entrosamento, está na hora de por o time para jogar.
Quando a dupla de ataque foi Eliandro e Wellington, quem deveria ter saído da área para buscar a bola era o Wellington e não o Eliandro, acho que se fosse assim, talvez tivessemos levado ainda mais perigo ao gol.

Estamos sem lateral esquerdo reserva. Sempre que Diego Renan é substituído, a vaga fica improvisada. O que é ruim, pois laterais são sempre boas formas de ataque.

Pedro Ken, esse rapaz tem futuro, mas precisa pegar muito banco ainda. Temos Fabinho e Bernardo que entraram em campo e mostraram muito mais futebol que o Ken. São duas opções que melhoram muito o nível do meio campo celeste.

Apesar dessas críticas, gostei muito do jogo, por ter sido um espetáculo. mas era um amistoso, não havia objetivo em campo. Por conta disso ficou mais fácil para o Cruzeiro dominar a partida. Agora se fosse algum jogo que dependesse do resultado, teríamos visto um jogo bem diferente. A África menos defensiva e o Cruzeiro um pouco mais objetivo. isso mudaria o jogo.
O saldo final do jogo então foi positivo, foi um placar desgostoso 0 a 0 nunca é bom, é melhor 1 a 1 que 0 a 0. Mas por conta do valor de marketing presente na partida, da importãncia que isso tem para o Cruzeiro. Foi um jogo legal, e fui dormir ontem satisfeito. Muito mais satisfeiro que na quinta passada, contra o Deportivo Italia.

Por baixo dos panos:
Escalação, cartões amarelos, substituições não tem valor nesse jogo então nem vou comentar.
Vamos com tudo à Libertadores na próxima quarta.
Reparei que quando o Kléber é bem marcado falta alguém para ser o segundo homem que define o jogo.

2 comentários:

  1. Bom para a nossa marca. Nem tanto para avaliações. O que posso dizer é que foi válido, por vários aspectos, e que está cada vez mais nítido que o time está precisando de um algo a mais. É praticamente unânime que estamos atuando mal de uns tempos pra cá. É tempo para correções, pois o relógio só anda pra frente.

    Gustavo Rádio Raposa

    ResponderExcluir
  2. Também gostei da atuaçãodo Roger.
    Não achei legal foi a torcida vaiar no fim. Gente, era um amistoso e assim sendo foi um jogo até bom. Pode ter ficado uma má impressão pros Africanos.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!! Não serão publicados comentários com qualquer tipo de palavrão ou xingamento.