terça-feira, 9 de março de 2010

AS TRANCAS DE UMA PORTA



Uma porta pode ter vários níveis de segurança para evitar que invadam uma casa. Da mesma maneira, um time tem vários níveis de segurança para evitar que a bola invada seu gol.
Tradicionalmente, em um time são três principais medidas de segurança. Em comparação com uma porta, seria uma tranca em formato de chave tetra, uma tranca comum e um simples fecho com corrente, o famoso fecho pega-ladrão. Pra quem não sabe o que é, vide imagem.

Tranca comum: São os famosos volantes e laterais. Os volantes são responsáveis por uma marcação adiantada, que já inibem uma investida de maior potência. Os laterais evitam jogadas pelo fundo do campo e cruzamentos na área. Não é fácil passar de uma boa fechadura comum, mas mesmo assim também não é muito difícil. Um arrombador pouco experiente consegue transpor uma tranca comum. Mas ainda existem outras barreiras a serem transpostas

Tranca Tetra: Essa sim, tem que ser a melhor tranca de um time. Não, não é o goleiro, mas os zagueiros. São eles os principais defensores de uma meta, eles são os que realmente protegem o gol e evitam que o atacante adversário chegue ao gol. Muitos já devem estar se perguntando o porquê dos zagueiros serem os principais e não o goleiro. Já eu chego lá. O zagueiros lutam diretamente contra o atacante, e tentam impedir a qualquer custo que o atacante tente ao gol.

Fecho com corrente: Essa frágil peça é um recurso final, desesperado de proteger um local de algum invasor. Sua proteção é pouca e parte da porta já está aberta quando esse fecho entra em ação, a bola já está a caminho do gol quando o goleiro age. Ele não passa de um simples empecilho ao invasor mais determinado. Esse sim é o goleiro. Por quê? Num gol de 7,3m de largura e 2,5m de altura. pouca diferença faz um goleiro. Por melhor que seja o goleiro, ele nunca pode ser a peça mais importante da defesa.


Foi o que aconteceu no último domingo, Fábio foi a peça mais importante da nossa defesa. Os zagueiros estavam totalmente desentrozados, deixando buracos horrendos. Os laterais estavam dando pouco combate lá atrás, deixando um espaço enorme pros laterais adversários trabalharem bem a bola e os volantes estavam lentos e tinham que cobrir os espaços tanto dos zagueiros quanto dos laterais.
Quando os volantes adiantavam a marcação, forçavam a jogada, os zagueiros fechavam bem e os laterais davam combate, o cruzeiro ficava pouco tempo sem a posse de bola.

Enfim, muito foi falado sobre a culpa do Fábio, a muralha celeste. Existe uma linha de opiniões estranhas e minoritárias que são totalmente contra o Fábio e parecem torcer para que ele sofra gols para chegarem criticando no orkut. Chegam a chamar os que defendem o Fábio de fabionetes.
Olha, antes (meados de 2005 e 2007) o Fábio estava longe de ser um goleiro padrão Cruzeiro Esporte Clube, mas hoje, ele honra a camisa que veste, e é um dos melhores goleiros que eu já vi atuando, é um dos melhores goleiros do Brasil, quiçá o melhor.

Depois de ver tantas críticas impensadas e até mesmo imagens ridículas sobre o posicionamento do nosso goleiro, resolvi fazer uma análise gol a gol.

1ºgol: Ademilson cai pela lateral esquerda, puxa a bola pra direita. Obrigação do Jonathan? Fechar a perna direita. O Jonathan dá espaço, o cara chutou, podia ter cruzado, mas chutou. Ele é atacante, é obrigação dele. O chute foi no ângulíssimo. Indefensável, o Fábio podia ter feito o que fosse, essa bola tinha endereço certo. e ía por Sedex10. Alguns falaram que ele estava adiantado, mas em um vídeo qualquer do youtube dá pra ver que ele estava quase debaixo das traves. e seu posicionamento estava correto, não era para ele estar em nenhum outro lugar.

2ºgol: Cobrança de falta, sempre é um perigo, afinal, só a tranca corrente que está ali para proteger a meta. O batedor erra feio, a bola sobra na área. A partir daí rola uma confusão e sai um chute. em que o Caçapa está tampando completamente a visão de Fábio e, mesmo com três defensores entre o sujeito que vai dar o primeiro chute e o gol, Gil sai do adversário que marcava para tentar roubar a bola também. Gil deixa o sujeito livre para o rebote matador.
Nesse gol alegaram que Fábio deu rebote para o meio da área e não para a lateral, ou para fora. Bom, no replay da câmera frontal dá pra ver que o Fábio pulou sem ver a trajetória da bola. Com o efeito do chute, o nosso arqueiro acabou passando da bola e ainda assim defendeu com a mão esquerda. reparem que o movimento da mão dele foi para mandar a bola para a lateral, mas só com a mão esquerda, fica difícil. (Mais um detalhe, no replay frontal é visível uma atitude totalmente reprovável de quase todos os defensores cruzeirenses, eles viram as costas na hora do chute. Zagueiro tem é que botar o peito, se o Caçapa faz isso, a bola nem chegava no Fábio). Finalmente o rebote e o Fábio ainda assim quase defende.

3ºgol: Não preciso nem falar da bola nas costas que a zaga levou, né!? Nesse gol fica evidente porque o goleiro não passa de um simples fecho corrente e não uma tranca tipo tetra.

Enfim, essa é a minha opinião acerca do jogo, especificamente das críticas infundadas feitas ao Fábio. Infelizmente hoje existem cruzeirenses que parecem torcer pela desgraça do time para poder ter pelo que cornetar.
CHINA AZUL, convoco-vos a torcerem pela glória do nosso Zeirão, para que tenham pelo que se alegrar e esqueçam essa cornetagem desenfreada.


Por baixo dos panos:


Amanhã tem jogão. Cruzeiro x Deportivo Italia. Vamos manter as nossas torcidas e que todos os atletas, assim como comissão técnica que estiverem na Venezuela saibam que enquanto eles estão lá em campo existem milhões de guerreiros acompanhando, torcendo, vibrando, jogando junto. Então, peguem suas camisas celestes, bandeiras, foguetes e tudo o que for possível e saiam às ruas para mostrar o que é amor de verdade. Quinta-Feira 21h15, vai ser

 TUDO AZUL NOS GRAMADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!! Não serão publicados comentários com qualquer tipo de palavrão ou xingamento.